Você conhece as características de um bom profissional de segurança?

O aumento da criminalidade tem elevado, cada vez mais, a preocupação com segurança nas grandes cidades do país. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

, de 1999 a 2015, os números de registros de furto e roubos subiram quase 20% no Estado.

Desta forma, os condomínios, empresas e cidadãos em geral  estão preocupados não só com sua integridade patrimonial, mas também com sua integridade física e tem buscado aprimorar cada vez mais seus sistemas de segurança.
Além da tecnologia, um profissional de segurança é a melhor opção para quem quer resguardar sua segurança e garantir o bem-estar de seus familiares e colaboradores.

Confira neste artigo as principais características que você deve avaliar antes de contratar um profissional de segurança.

1 – Cordialidade

Um bom profissional deve ser cordial e simpático. Profissionais de segurança costumam lidar diretamente com pessoas, por isso é importante que entre as suas principais características estejam a cordialidade e simpatia.  Além de causar uma boa imagem, ele consegue cumprir as normas de segurança e evita atritos desnecessários causados por arrogância e autoritarismo.
O vigilante também deve ser atencioso com as pessoas que solicitam alguma informação e ajudar no que for necessário para manter a organização do local.

2- Responsabilidade

Uma das principais características deve ser a responsabilidade em cumprir todos os procedimentos e normas de segurança do local do trabalho. Essa responsabilidade inclui também  o cumprimento de horários estabelecidos.
Durante o processo de contratação, o recomendado é investigar as experiências anteriores e verificar como foi o desempenho do profissional naquela função.

3 – Boa apresentação pessoal

Manter uma boa apresentação pessoal transmite uma imagem de profissionalismo e aumenta a sensação de confiança e segurança no local.
O profissional deve seguir as recomendações de postura e de vestuário indicadas no momento da contratação. Por exemplo, uniformes devem ser utilizados todos os dias e também deve-se evitar o uso de celular.

4 – Foco

O profissional ideal para trabalhar na segurança é aquele que consegue ficar atento o tempo todo e que tem a capacidade de identificar rapidamente situações de perigo.
Além de cuidar do monitoramento das câmeras, o funcionário precisa verificar se os portões e janelas estão devidamente fechados, fazer uma ronda de segurança, com pontos específicos de checagem e marcação de presença, identificar barulhos estranhos, pessoas desconhecidas circulando no local e etc. Para isso, uma boa memória pode ser fundamental para guardar placas de carros e rostos de pessoas, por exemplo.

5- Sigilo

Trabalhar com segurança exige que o profissional seja discreto e que mantenha sob sigilo diversas informações sobre a organização,moradores, clientes e principalmente sobre o dia dia do local.
O profissional nunca deve compartilhar informações importantes, e caso seja questionado, ele deverá dizer que não é autorizado a fornecer alguns dados.
No momento da entrevista, faça dinâmicas para verificar se o candidato sabe guardar informações corretamente.

6- Comunicação

Comunicar de forma objetiva e sem gírias é imprescindível para transmitir uma boa imagem e credibilidade ao profissional. Além da capacidade de se expressar, é importante que ele saiba ouvir e que tenha facilidade em receber recados, o que é muito comum na área.

7- Agilidade

Em situação de emergência, o profissional de segurança precisa ser ágil para tomar as devidas providências. Nesses momentos, ele deverá manter a calma e ser proativo para realizar os procedimentos necessários.

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