Dicas para aumentar a Segurança em Propriedade Rurais

O número de crimes no campo tem assustado agricultores em todo o país

O número de crimes no campo tem assustado agricultores em todo o país. Quadrilhas organizadas estão atuando em várias partes do país e seu principal alvo são propriedades

rurais com armazenamento de defensivos agrícolas, máquinas agrícolas e cabeças de gado.

Reunimos algumas dicas e orientações de como torna suas propriedades rurais mais seguras.

Invista em cercas e guaritas

A instalação de cercas na propriedade pode dificultar o acesso de pessoas estranhas. Já as guaritas ajudam no controle da entrada e saída de pessoas, veículos e cargas.

Defina regras de acesso

O ideal é cadastrar a entrada de funcionários, visitantes, prestadores de serviço e outras pessoas, levantando informações pessoais e de contato, e fotos. No caso dos funcionários, recomenda-se que possuam crachá com foto.

Conheça a comunidade local

Observe os arredores e perceba quais são os padrões de comportamento e de movimentação das pessoas próximas da fazenda. Fique atento a situações suspeitas, compartilhando com a vizinhança.

Crie o seu sistema de comunicação

Pode ser por rádio de longa ou curta distância ou mesmo por celular: invista em um sistema de comunicação para que de qualquer ponto da propriedade seja possível passar um sinal de alerta aos responsáveis pela segurança ou mesmo à polícia.

Monitore as vias de acesso

Identifique as principais vias de acesso a sua propriedade e instale pontos de ronda para monitoramento (seja pedestre ou motorizada) para acompanhar, registrar e comunicar movimentações suspeitas. Este procedimento deve ser adotado principalmente no período noturno.

Elabore um plano de emergência

Combine com todos os funcionários um plano de ação em caso de furto ou roubo, definindo palavras-código e ações específicas a serem tomadas nestas situações. É importante que toda a equipe da fazenda conheça os números de emergência e tenha acesso fácil a rádio e telefone.

Criação da guarda comunitária rural

Uma boa ideia é criar um sistema de vigilância entre as propriedades vizinhas para garantir a troca de informações nos casos de movimentações suspeitas. Busque criar um procedimento de comunicação rotineiro para que seja possível identificar a mudança de comportamento, e, com isso, alertar as autoridades.

Gostou das dicas? Então não perca as nossas outras dicas sobre Segurança, Equipamentos para Segurança e muito mais. Aproveite e siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Saiba mais sobre a Ineltec.

A Ineltec é uma empresa de monitoramento de ronda há mais de 20 anos de mercado. Contratando os serviços e soluções Ineltec e RondaWeb, você terá a sua disposição equipamentos altamente qualificados e o suporte de profissionais experientes que poderão auxiliar com o máximo possível de informações para você ter o sistema de segurança ideal para sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *